segunda-feira, junho 04, 2007

Água na Boca

CONFRARIA GASTRONÓMICA DO CABRITO E DA SERRA DO CARAMULO

A Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo é talvez uma das mais recentes Confrarias do nosso país. Teve o seu início num grupo de amigos, ligados à Serra do Caramulo e apreciadores do cabrito criado nos seus pastos e confeccionados nos fogões ou fornos a lenha na louça do barro preto de Molelos. A partir de aqui oficializou-se com a institucionalização da Confraria, tendo lugar a entronização e 1º Capitulo em 9 de Dezembro de 2006 assim os seus 17 confrades fundadores, juraram defender, prestigiar, valorizar e divulgar o cabrito e a serra do caramulo, e também a conservação do património gastronómico da serra do Caramulo assim como divulgar o nome da serra do Caramulo e do cabrito.
Propõe-se, esta confraria a ter como linhas principais de acção: A divulgação e conservação do património gastronómico da Serra do Caramulo, em especial do cabrito, atribuindo prémios, realizando conferências, colóquios, promovendo reuniões, festas, convívios e concursos; A promoção de acções concretas no sentido do desenvolvimento e difusão do nome da Serra do Caramulo nos aspectos gastronómicos, turísticos, culturais e sociais; o fomento e desenvolvimento entre os membros da Confraria e os que com eles colaborem de sentimentos de amizade, solidariedade, honestidade, fraternidade e progresso: A cooperação com outras confrarias ou Associações congéneres ou de índole cultural e entidades oficiais ou privadas no sentido da prossecução dos objectivos da Confraria.

1ª Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo.

Realizar-se-á de 6 a 10 de Junho de 2007, onde participarão 11 restaurantes espalhados pela serra, que servirão cabrito criados nos pastos do Caramulo e confeccionados, segundo as receitas tradicionais. Espera-se um grande fluxo de turistas que nos restaurantes devidamente assinalados poderão deliciar-se com o maravilhoso cabrito do Caramulo. Paralelamente, durante estes dias, haverá um programa que será amplamente divulgado, onde poderemos encontrar a Feira do Mel e Feira de Artesanato, Espectáculo de Cavaquinhos, Passeios pedestres e outros.

Sem comentários: